quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PROJETO ; Cantando e Aprendendo Na Escola


Projeto: Cantando e aprendendo na escola

Modalidade

Nível de Ensino

Componente Curricular
Tema

Ensino Fundamental

I Ano

Literatura Infantil
Alfabetização
Sociabilidade
Música
Artes Plásticas

Nossa Casa, nossa escola!

Objetivos:

ü O aluno deverá ser capaz de reconhecer a escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a outros espaços de produção do conhecimento.
ü Construir pontes entre conhecimentos, valores, crenças, usos e costumes.
ü Desenvolver ações em prol da transformação individual e social.
ü Construir ações por meio da exploração digital.
ü Promover o conhecimento das letras do alfabeto e seus sons
ü Despertar o interesse pela leitura e escrita
ü Registrar pelo menos uma aula com fotos e pequenos vídeos das crianças realizando as atividades no laboratório de informática e publicar no blog do professor.

O que o aluno poderá aprender?
Com estas aulas, os alunos poderão conhecer mais o alfabeto, trabalhar em
grupo e juntos trocarão conhecimentos e buscarão solução para os desafios propostos pelo professor.

Duração das atividades
1 Semana -20 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno de I primeiro ano é um aluno de seis anos ainda dependente do professor e começa conhecendo o ambiente escolar e também aprendendo a conviver e dividir mais com o outro.
Não tem uma base do que seja a escola e vem com sede de aprender...Passa a ser parte de um grupo.

Recursos necessários para a realização das aulas:

Ambiente escolar acolhedor ;Biblioteca ;Banheiro;Escovário ;Refeitório;Biblioteca com livros infantis
Laboratório de informática; Rádio, CD ROM- Turma da Mônica, TV, Câmera digital, internet;
Giz, quadro negro, Xerox, Papel pardo, cola tesoura, revistas, lápis de cor...

Estratégias e atividades a serem desenvolvidas:

1º dia -Passeio pela escola para conhecer o ambiente escolar e seus personagens.
Conversar e relacionar com a turma sua casa e as dependências de higiene pessoal, alimentação e estudos com as da escola.
Permanecer na biblioteca a fim de permitir exploração livre dos livros infantis existentes;
Confeccionar um mural didático onde os alunos ilustrarão diferentes ambientes de suas casas bem como os da escola.
Realizar higiene das mãos antes da refeição na escola e após, a higiene bucal diariamente;
Realizar uma produção textual coletiva, onde o professor escreve no quadro com letra de forma ,o relato dos alunos sobre o passeio na escola e o que mais gostaram;
Os alunos copiam a seu modo o texto construído.
Retomada do passeio na escola e atualização do mural didático, onde o aluno se situa no espaço desenhado diariamente;
Apresentação e audição da música de Vinícius de Moraes A CASA (inserir hiperlink) através de CD em seguida a letra da música em letra de forma .
As crianças cantarão junto com o rádio tentando a prender a letra e realizar suas leituras individuais.
2º dia A professora contará a história “A casa”, turma será levada ao laboratório de informática e em seguida verão o vídeo do curtas.. (. inserir hiperlink), com mímicas. Encenação das crianças sobre a música como no vídeo do Portas curtas...
Em seguida faremos um ensaio da música gesticulada em forma de teatro. Os alunos serão os personagens. Neste momento será feita uma pequena gravação da participação e envolvimento dos alunos nesta atividade.Outros setores da escola serão convidados a assistir tal encenação.
DIA A professora distribuirá folhas para a confecção de um mini livro sobre a casa do aluno, a escola e a casa da música de Vinícius de Moraes, onde a criatividade e imaginação poderão aflorar, este momento será registrado através de fotos ou vídeo para que eles possam se ver depois.
DIA Novamente no laboratório de informática será exposto o CD ROM da turma da Mônica onde o alfabeto é citado e ilustrado com no mínimo dez coisas que comecem com cada letra do alfabeto e com som a cada click da criança no computador.
Em seguida retomaremos a letra da música cantada e já digitada no computador e exploraremos as letras e palavras repetidas existentes na letra da música.Oralmente pegaremos palavras chaves da música como:CASA- TETO-PENICO-NÚMERO –ZERO-REDE-PAREDE- e ressaltaremos as rimas permitindo que os alunos tragam outras rimas naturalmente.
Reescrita da música. Observação das rimas, solicitação de palavras repetidas ou que rimem com as da música a fim de trabalhar o som.Os alunos serão solicitados a digitarem palavras que iniciem com algumas letras solicitadas pela professora.
Apresentaremos as fotos no último momento da aula para os alunos.

Avaliação
Observar e registrar a participação dos alunos durante a realização das atividades.

PROFESSORAS

Letícia do Prado
Vera Lucia Ribas Graeff

Um comentário:

Fátima disse...

OI VERA GOSTEI DO TEU BLOG...DAS INFORMAÇÕES E DA GRANDE EXPERIÊNCIA QUE PODES PASSAR PARA MUITOS PROFESSORES!!!!TU COMO UMA BOA CRISTÃ COM CERTEZA DARÁS GRANDES TESTEMUNHOS PARA TODOS QUE ACESSAREM .... BJS FÁTIMASARDE

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa de dentro pra fora, minha beleza está na minha essência e no meu caráter. Sou complexa, sou mistura, sou mulher com cara de menina, e vice-versa. Me perco, me procuro, me acho... Sou boba, mas não sou burra, ingênua, mas não sou santa. Sou pessoa de riso fácil...e choro também! Não me dôo pela metade, não sou tua meio amiga, nem teu quase amor. Ou sou tudo ou não sou nada. Não suporto meio termos! Esta sou EU!